sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Minha versão do ovo mollet nordestino.

Alguém arrisca o prato de hoje?


Pois bem, nem eu sei direito o que eu fiz!! Dias desses, eu estava procurando uma receita para fazer aqui em casa e procura vai, procura vem... Achei algo com um nome curioso: Ovo mollet nordestino.  Receita do programa Homens Gourmet e que foi testada! Pode isso? Pode porque ficou uma delícia. Essa receita rendeu MUITO e deu para toda a família (papai, mamãe, irmã, cunhado, marido, eu)!!!
Modifiquei (como sempre) a receita e temos os ingredientes:

- 5 pedaços de mandioca (eu já comprei descascada por ser mais prático)
- 150g de filé mignon em pedaços
- queijo mussarela
- queijo ementhal
- queijo parmesão
- 1 caixa de shimeji/shitake
- manteiga de garrafa
- ovos (conforme a quantidade de pessoas que serão servidas)
- cardamomo
- folhas de louro
- leite
- cebola
- alho
- carne (pois o marido não gosta de cogumelos)
- vinho tinto
- sal
- shoyu
- sake seco (para cozinhar, não para beber!!)

Comece colocando o ovo para cozinhar.


Na receita original, o ovo deveria ficar apenas 4 minutos e meio, assim, a gema ficaria mole. Bem, isso não funcionou comigo. Deixei cozinhar por 8 minutos e meu ovo ainda estava cru. Conclusão, "perdi" um ovo!!! No fim, acabou que a gema não ficou mole, mas não perdeu em nada no sabor!!
Enquanto o ovo está cozinhando, coloque outra panela com água para ferver. Coloque as mandiocas e adicione um pouco de sal. Lembre-se que a mandioca não pode ficar muito mole, pois ela será ralada.


Enquanto a mandioca e o ovo cozinham, rale o queijo mussarela em fatias pequenas e reserve.


Pegue os shimeji e comece a separá-los com a mão. Se utilizar shitake (fica ótimo também), corte em pequenos pedaços.


Hora de cozinhar o shimeji. Pegue a manteiga de garrafa e coloque na panela.
Pausa para uma observação: shimeji não se pronuncia shimÉji! Pronuncie shi-me (me de melão) - dji (d de dj)


Acrescente o alho (picado) e a cebola (picada).


Depois que tudo estiver dourado, jogue o shimeji na panela.


Deixe cozinhar um pouco, amolecer o cogumelo e acrescente o shoyu.


Cozinhe mais um pouco e acrescente o sake seco.


Reserve o shimeji.


Como o Rô não gosta de cogumelos, fiz uma versão com carne (filé mignon) para ele. Faça o mesmo procedimento, manteiga de garrafa, cebola e alho. No lugar do shoyu e sake, utilizei vinho tinto.



Coloque sal. Eu utilizei o sal rosa do Himalaia, que dá um gosto muito bom para as comidas, mas se você utilizar o sal comum, não tem problema.

Reserve a carne.
Pegue a mandioca e jogue água gelada para conseguir ralar e parar o cozimento.


Sua musculação/pilates está em dia? Então, força no braço e hora de ralar a mandioca.
Deixe a mandioca ralada descansando e "bora" fazer o molho para acompanhar a nossa receita.
Coloque o louro e o cardamomo em uma panela.


Jogue o leite e não pare de mexer.


Quando o leite estiver quente, jogue o queijo ementhal. Para facilitar, você pode cortar o queijo em pedaços.


Eu não deixo derreter tudo, pois fica bem gostoso sentir pedaços do queijo. Tudo bem que eu sou uma devoradora de queijos...
Não desanime! A receita tem muitas etapas, mas vale muito a pena!
Pegue a mandioca ralada e junte a mussarela ralada.


Depois, coloque o parmesão ralado. Para mexer, mão no queijo e misture tudo!!



Faça rodelas com a massa de mandioca.




Tem duas opções para fazer essa mistura da mandioca. Você pode fazer rodelas e grelhar ou colocar tudo em uma forma para assar. Os dois ficam uma delícia!!



Você também pode fazer as rodelas depois da mandioca sair do forno.
Se já chegou até aqui, já é uma vencedora gourmet! Mas para arrancar suspiros, hora de montar os pratos.
Coloque a rodela de mandioca, que será a base do nosso prato.


Coloque um pouco de molho.


Distribua o cogumelo ou a carne por cima.



Por fim, em cima de tudo, coloque o ovo cozido.

Versão com shitake

Versão especial para o Rô, com carne
Parabéns pelo esforço e tenho certeza de que ficou uma delícia!! Ah, não se esqueça de dizer o que achou, se tentou...
O Pincel de Banchá termina mais uma receita, mas fique de olho porque lá vem uma sobremesa para o próximo post!!!

6 comentários:

  1. Renata, pode vir fazer aqui em casa, é só marcar a data!!

    ResponderExcluir
  2. Renata, quando você me chamar pra ir até sua casa pode fazer essa receita hahahhaha!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog! fotos de cada etapa, tudo explicado e bem humorado. Tem que ter um nível mais avançado na cozinha para fazer né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu experimentei. É delicioso. Parabéns. Vou tentar fazer. Obrigada pelas dicas..

      Excluir