domingo, 3 de novembro de 2013

Porta Pincel de tecido

E lá vem mais uma semana... Deu para descansar? Distrair e passear?
Então, vamos aproveitar para fazer um lindo porta pincel? SIM!!!!!

Os ingredientes. Ops, os materiais:

- 2 pedaço de tecido 25x32
- 1 pedaço de outro tecido 25x32
- 1 pedaço de tecido velho 25x32 (ficará na parte interna)
- viés
- linha
- fita de cetim
- agulha
- alfinete
- giz de tecido
- regua

Passo a passo: Primeiro, é preciso cortar os tecidos no tamanho que deseja o seu porta pincel, pensando em quantidade, tamanho...


Eu escolhi dois tecidos vermelhos para compor o meu porta pincel. Reparem que o tecido de cima está cortado duas vezes e o florido foi cortado apenas uma vez, mas dobrado ao meio.


Pegue o pano que ficará na parte interna e coloque o tecido florido por cima.


Se já tem bastante prática, costure direto. Eu prefiro alfinetar para garantir que o tecido não sairá do lugar quando eu passar na máquina. Então, feito isso, costure as bordas para unir os dois tecidos mais o tecido velho, que ficará entre a parte interna e a externa.


Se tiver sobra de tecido em alguma parte, o ideal é cortar os lados e deixar o retângulo uniforme, o que facilitará para colocar o viés.



Agora que ficou reto, pegue uma régua e faça linhas para demarcar o local onde irá costurar as divisões. Eu faço de diferentes tamanhos, assim, dá para colocar gloss, pincel, lápis. 2cm, 3cm são bons tamanhos para ter.


Marcações feitas, passe uma costura reta e terá as divisões prontas. Lembre-se sempre de fazer o retrocesso (sabe quando a máquina volta a costura para trás? É isso!) para garantir que a costura esteja firme.



Para dar um acabamento mais bonito, pegue a fita de cetim e costure-a na borda das divisões, assim, não aparecerá o retrocesso. Só tome cuidado na hora de colocar, pois a linha dessa costura não pode pegar o tecido interno, apenas o tecido das divisões.


A parte interna está pronta. Hora de fazer a externa, que é bem mais simples do que a interna. Pegue o pedaço de tecido escolhido e coloque por cima da parte já feita.


Costure para unir as partes. Você pode passar na máquina direto também, mas eu prefiro passar uma linha para garantir que as três camadas estejam unidas de forma harmônica.


Passe na máquina e já estamos quase no fim! Outra dica de acabamento é colocar o viés. 
É a parte mais complicada para mim, que fui melhorando (ainda estou) com muito treino. 
Se você não tem muita prática, comece dobrando ao meio e marque bem essa dobra. Se preferir, pode usar o ferro.


Abra o viés e coloque uma das bordas no tecido e costure bem na dobra que já vem no viés. Para facilitar, eu coloco alfinete no viés para auxiliar na costura.




Depois de costurado todos os lados, é preciso costurar o outro lado, que ficará na parte externa. Você pode passar na máquina, mas acho bem difícil. Por isso, eu costuro a mão. Dá um trabalho a mais! Não desanima porque vale a pena, pois fica mais bonito também.







Depois de terminar o viés, é hora de fazer o cordão para fechar o porta pincel. Eu utilizo um pedaço de viés e costuro ao meio.


Com esse pedaço costurado, é só escolher a borda onde irá querer colocá-lo.




Costure e está pronto o porta pincel!!!!!



Agora, você já está pronto para brincar com outras cores e tamanhos. Pense em uma cor que gosta, uma estampa que combine e "Mão na agulha"!!




Vai experimentar? Me mostre o seu!
Se ainda não estiver com coragem, encomende o seu pelo e-mail rerocasamento@gmail.com
Até o próximo Pincel de Banchá!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário