segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Biscoitinhos de laranja

Dias desses, percebi que está faltando doces nesse blog. Tudo bem que ele só está começando, mas comer doce não é nenhum sacrifício!!!!
Fui atrás de alguma receita bacana para o Pincel de Banchá e que eu pudesse utilizar meus novos utensílios de cozinha. Sim, eu ganhei da loja Alegria do Lar, em Salvador, cortadores de biscoito e decidi agradecer com esse post.
"Simbora" fazer biscoito e chega de perder tempo.

Os ingredientes:

- 1 colher de raspas de laranja
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de fermento
- 200g de manteiga
- 1 ovo


O ideal é que a manteiga esteja em temperatura ambiente para poder misturá-la ao açúcar. No meu caso,  ela estava bem gelada e tive que esperar um pouco para poder começar.
Coloque a manteiga e o açúcar e misture. Lembre-se de peneirar o açúcar!!



Comecei misturando na batedeira e você até pode terminar assim! Eu gosto mesmo é de colocar a mão na massa e fazer a maior bagunça na cozinha.


Se optar por utilizar as mãos, lembre-se de tirar anel, pulseira… Eu me esqueci completamente e virou uma pulseira de massa! Jogue o ovo na mistura.



Coloque as raspas de laranja. Ah, se você quiser um sabor mais forte de laranja, capriche nas raspinhas!!
Eu utilizei a laranja bahia, pois acho que tem mais sabor!



Continue misturando e, para colocar a farinha de trigo aos poucos, peça ajuda para o maridão! Enquanto você mistura com as mãos, ele vai despejando a farinha peneirada.


E coloque o fermento e deixe a massa descansar 30 minutos na geladeira.


Não é bom deixar muito mais tempo, pois a massa pode ficar dura e ressecada.
Tic, tac, tic, tac… Péééééé!!! Depois dessa meia hora, pegue a massa e escolha seu local de trabalho!!
Aqui em casa, o negócio é tenso! Pequeno demais!!! Por isso, não tive opção e fiz a maior bagunça na mesa. Joguei a farinha lá mesmo!!


Não é o ideal, mas não tinha jeito! Pegue a massa e comece a abrí-la… Mais uma "gambiarra" minha. Eu não tenho aqueles rolos para abrir massa, então, eu usei uma garrafa de vinho.


Não deixe a massa muito fina nem muito grossa. Mas vai do gosto… Depois da massa aberta, pegue os cortadores e coloque na massa para sair o desenho.
Ah, aproveite para ligar o forno em uma temperatura baixa (180 ou 200).


Lindo, né?! É o boneco de Natal!!! Você pode fazer com vários desenhos. Eu aproveitei as formas de flor, de bigode…


Mas, se você não tiver, corte com um copo mesmo e terá formatos redondinhos!!
Coloque no forno e deixe por uns 20 minutos ou até dourar os biscoitos.



O que achou? Os cortadores deram um charme todo especial para o biscoito! Dá até dó de comer…
A receita rende bem. Não cheguei a contar quantos, pois não deu tempo. 
O senhor Rogerio atacou vários e sobrou pouco para contar história!!!!

Espero que faça em casa! 

Dica o Pincel: Você pode fazer para dar no Natal. Compre uma embalagem bem charmosa e coloque os biscoitos. Além de ser um presente super pensado e artesanal, vai fazer o maior sucesso com o estômago do povo!!!!!!!!

P.s.: Obrigada Mayumi Morena pelos presentes do Alegria do Lar.

2 comentários: